segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Liderados por Porto, grandes da Europa ostentam longas invencibilidades

Clube português está há 53 partidas sem perder no Campeonato Português

 

  Porto perdeu apenas uma partida nas últimas 109 em que atou pelo Português / Crédito:Reuters

 

 Em 29 de janeiro de 2012, o Porto enfrentou o Gil Vicente, pelo Campeonato Português, precisando de um empate para igualar a maior série invicta da história do campeonato, pertencente ao Benfica, quando, entre outubro de 1976 e agosto 1978, os encarnados ficaram 56 jogos sem perder. A derrota por 3 x 1 foi, no entanto, uma ducha de água fria para os Dragões, que mesmo assim conquistaram o bicampeonato nacional naquela temporada. De lá pra cá, porém, uma outra série invicta se fez, a equipe foi tricampeã (invicta) e, com 10 rodadas sem perder na atual temporada, já são 53 partidas sem derrota - faltam agora, então, apenas 3 jogos para igualar a marca do Benfica.

A marca se mostra impressionante quando levamos em conta que, de março de 2010 para cá, a equipe saiu derrotada de campo apenas uma vez, quando perdeu para o Gil Vicente no início do ano passado. A longa invencibilidade no certame nacional, porém, não é exclusividade do Porto entre grandes clubes da Europa. Bayern de Munique, Barcelona, Roma e Paris Saint-Germain são outros gigantes do futebol europeu que não perdem há muito tempo.

Se para o Porto falta pouco para quebrar o recorde do Benfica que já dura 35 anos, o Bayer de Munique derrubou, há duas rodadas, uma marca que já durava 30 anos na Bundesliga: com a marca de 37 partidas sem perder no certame (já são 38), alcançada na vitória frente o Augsburg por 3 x 0, os bávaros superaram o recorde que pertencia ao Hamburgo, que ficou 36 jogos sem perder entre janeiro de 1982 e janeiro 1983. A última derrota do Bayern foi para o Bayer Leverkusen, em outubro de 2012. Pela Liga dos Campeões, outro feito: o time ostenta a marca de nove vitórias seguidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário